Curso de Engenharia Civil da Faculdade de Ilhéus ganha Nota Máxima do MEC

O diretor-geral da Faculdade de Ilhéus, Almir Milanesi, a diretora acadêmica, Sandra Milanesi, e o coordenador do curso de Engenharia Civil, Felipe Marinho
Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) homologou o processo de reconhecimento do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Ilhéus com o Conceito 5, nota máxima atribuída a uma instituição de ensino superior. A medida foi oficializada através da Portaria MEC nº 85, de 17 de abril, já publicada no Diário Oficial da União. O conceito é composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didáticos-pedagógicos e corpo docente.

A notícia foi comemorada por todos os segmentos da comunidade acadêmica da Faculdade de Ilhéus, dirigida pelo Prof. Almir Milanesi, e que há 20 anos oferece cursos de graduação e de pós-graduação na região. Nesse sentido, a diretora acadêmica, Sandra Milanesi, parabenizou os alunos e professores e agradeceu a contribuição de todos os envolvidos no processo.

O coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Felipe José Estrela Marinho, atribui o conceito máximo obtido junto ao MEC, “ao trabalho de equipe, que envolve a coordenação, o núcleo docente estruturante, o colegiado e a estrutura que a Faculdade de Ilhéus proporciona através dos laboratórios”.

Marinho acredita que o MEC tenha avaliado positivamente a nova metodologia pedagógica e a criação do canal de comunicação direto com os estudantes. “Implantamos um canal aberto, direto da coordenação com os alunos do curso, o Reclame Aqui, que funciona via WhatsApp, onde os alunos podem tirar suas dúvidas, fazer questionamentos e nos informar sobre as suas necessidades, sendo que as decisões são tomadas imediatamente”, disse o professor.

Ele cita ainda como aspecto positivo a experiência de obras, que o corpo docente, formado na maioria por mestres e doutores, utiliza para ilustrar as aulas. “A vivência de obra é sempre trazida para dentro da sala de aula, pois grande parte dos nossos professores trabalha ou são donos de construtoras”, explicou o coordenador do curso de Engenharia Civil, Felipe Marinho.

Durante o semestre, uma primeira avaliação é feita através de atividades, seminários e provas, e outra avaliação está voltada para a elaboração de projetos de matérias especificas do curso, que tem por finalidade capacitar os estudantes para ingressarem no mercado de trabalho.

O professor ainda ressalta que todos os alunos que desejam estagiar, já o fazem em grandes empresas da região. “Temos uma demanda enorme por estagiários do curso de Engenharia Civil. Com isso, o aluno tem a possibilidade de arcar com as mensalidades do próprio curso”, salienta. Estrela diz ainda que os objetivos do colegiado do curso agora são a elaboração de projetos pedagógicos, revisão de ementas e a grade curricular.